Psoríase

É uma dermatose inflamatória que acomete cerca de 1-3% da população mundial, de evolução crônica e que surge igualmente em ambos os sexos mais comumente entre a 3ª e 4ª década de vida. Sua causa ainda não é totalmente esclarecida porém alguns fatores são importantes no seu desenvolvimento: genéticos, bioquímicos, imunitários e ambientais. Em 30% dos casos há casos anteriores na família.

Nessa doença há um aumento da proliferação das células, o que clinicamente se traduz numa descamação excessiva da área atingida e uma inflamação associada que vai levar ao eritema ou vermelhidão. A doença pode se manifestar de diferentes formas, desde exclusivamente na unha ou couro cabeludo até uma forma chamada eritrodérmica que atinge toda a pele do corpo. Pode ser agravada por alguns medicamentos, estresse emocional, variações climáticas, traumas físicos.

Clinicamente surge como placas eritematosas(vermelhas) com escamas branco prateadas exuberantes múltiplas que afetam com mais freqüência os cotovelos, joelhos, pernas, região sacral e couro cabeludo.

O tratamento é contínuo por tratar-se de doença crônica e de evolução não muito previsível. É baseado no uso de cremes a base de coaltar, hidratantes potentes e antiinflamatórios. Medicação sistêmica também é usada em casos mais extensos como imunomoduladores, anti-neoplásicos e biológicos. O sol é um aliado no tratamento da psoríase. Há casos de doença que atingem as articulações que requerem tratamento conjunto com reumatologista.

6 Comentários Psoríase

  1. Olá Dr. Leonardo recentemente em menos praticamente 2 meses apareceu em minhas costas, tronco e membros placas vermelhas de formatos diversos, mas na maioria anelares, que coçam muito, como o passar do tempo essas placas passaram para o rosto, sobrancelha e linha do cabelo, gostaria de saber se realmente é psoríase?, fui ao dermatologista e ele confirmou, porém estou inseguro quando ao diagnostico, gostaria de uma resposta mais concreta. Essas placas apareceram no meu corpo todo dos pés a cabeça mas principalmente nas constas membros e nádegas. Aguardo sua resposta

    Responder
    • As características que você descreveu podem realmente descrever um caso típico de psoríase, porém para ter uma opinião mais concreta e real do seu quadro clínico dermatológico o melhor é ser avaliado em uma consulta.
      Fico à disposição.

      Responder
  2. OLÁ dr leonardo tenho um filho de 4 anos o gabriel e a +ou- uns dois meses apareceu uma especie de carrocinhos nos cotovelos e depois se alastrou pelos braços e agora esta aparecendo na parte de traz dos joelhos a agora onde tem dobras . ja o levei a dois dermatologistas um passou uma pomada chamada drenison e o outro falou que seri pele ressecada e pediu que hidratasse bastante + nao resolveu e cada dia que passa esses carrocinhos aumentam e coçam muito estou apavorada será que isso é psoriase? e é uma doença grave ? poe favor me ajude . desculpe pela pergunta + em media custa quanto uma consulta sua ? gostaria muito de passar ele em consulta com vc gostaria de saber valor para saber se tenho condiçoes de marcar uma desde ja agradeço ! MEU NOME É ELIANE UMA MAE DESESPERADA .

    Responder
    • Oi Eliane!

      Terei o maior prazer em atendê-la!

      Pelo que você me descreveu não parece ser psoríase porém para ter uma certeza só após uma consulta.

      Peço que entre em contato para fazer o agendamento.

      Em Natal a clinica fica localizada na Rua Mipibú, 720 – Petrópolis, e você pode agendar a avaliação através do telefone (84) 3221-2990 ou (84) 8701-3771.

      Fico à disposição.

      Responder
  3. Sou diagnosticada como portadora de psoríase, e tenho buscado muitas informações na internet. Acontece que em alguns pontos do corpo antes da manifestação da placa é antecedida por uma especie de carocinho que coça e em algumas vezes ao espremer o local surge como se fosse uma espécie de caramujo, mas todos os médicos que procurei afirmam que é psoríase.

    Responder
    • Olá, Veronica,

      Recebemos seu email sobre psoríase. Porém para melhor avaliação seria melhor marcar uma consulta em um dos locais de atendimento.

      Em Recife, atendemos na CLIMESO EVOLUTION localizada na Av. Visconde de Jequitinhonha, 1144 (Hospital Alfa) sala 602– Boa Viagem. Telefones para marcação: (81) 2129-1888, (81) 8808-6682 ou (81) 9660-8627.

      Em Natal, atendemos pelo plano de saúde na clínica de Oncologia e Mastologia no telefone 4008 3366 e particular na clínica Persona Dermatologia que fica na Av. Amintas Barros, 3700, Lagoa Nova | CTC, Torre B – Sala 103 (84) 3322-1915 | (84) 98895-7999 | (84) 98701-3771.

      Ficamos à disposição!
      Assessoria de Comunicação
      Dr. Leonardo Ribeiro
      DERMATOLOGISTA
      CRM-RN: 5111
      CRM-PE: 19564
      Twitter: @personadermato
      Facebook: PersonaDermatologia
      Instagram: personadermatologia
      personadermatologia.com.br
      drleonardoribeiro.com.br
      remocaotatuagem.com.br

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *